domingo, 16 de setembro de 2012

Maçã do amor

 
Olá,tudo bem com vocês?  Hoje vim postar a receita e a história de algo tão conhecido por todos...principalmente em festas juninas e dia dos namorados: a maçã do amor.
Bom,a histórinha é a seguinte: Em 1954 uma família de espanhóis vieram para o Brasil e,inspirados em frutas caramelizadas chinesas,começaram a caramelizar a fruta que tinha em abundância no Brasil; a maçã. Em 1959 essa família patenteou o doce que na época,eram usadas pelos homens para presentear as moças como forma de demonstrar todo seu amor. A principal data que isso ocorria era o dia dos namorados. O nome romântico foi dado pelo pai de Ramon Farre Martinez (o criador da maçã caramelizada),de maneira nem um pouco romântica..já era tarde e Ramon queria encontrar um nome para o doce,quando seu pai disse: ''põe maçã do amor,e vamos logo dormir''. E não é que o nome pegou? Vamos à receita dessa delícia então?
 
Ingredientes:
3 xícaras de chá de açúcar cristal
1 xicara de chá de agua
1 colher de sobremesa de corante alimentício em pó
1 colher de café de cremor de tártaro(você encontra para comprar em distribuidora de doces)
maçãs
palitos de sorvete(como eu não tinha palito de sorvete,eu utilizei dois palitos de churrasco,e deu certo também)
 
Modo de fazer:
Espetar os palitos nas maçãs. Em uma panela(eu usei uma panela de pressão,pois quando a calda ferver,ela vai subir e se você utilizar uma panela baixa,pode derramar) colocar o açúcar,o corante,o cremor de tártaro e a água. Misturar e levar ao fogo. Enquanto estiver no fogo,você NÃO pode mexer.
A calda irá ferver e ficar assim:
 
Para saber qual é o ponto da calda,você terá que pegar um recipiente com água e gelo e colocar um pouco da calda,até conseguir escutar o barulho como se um vidro estivesse sendo quebrado:
 
Depois de pronta a calda,é só passar as maçãs . Desta forma:
 
 E depois de passada na calda,as maçãs tem que ser colocadas em cima de papel alumínio. O resultado final é esse:
 
Observações: As maçãs não podem ser colocadas na geladeira depois de prontas,e o tempo de validade é de 8 horas se você NÃO utilizar o cremor de tártato,ou de 12 horas se voce utilizar o cremor de tártato. Depois desse tempo,a calda não fica mais crocante e começa a derreter.
Muito cuidado com o ponto da calda,o barulho de vidro quebrando,ao jogar a calda na água é essencial,pois se isso não acontecer,a calda não fica crocante,portanto sua receita não dará certo.
Rendimento de 12 maçãs. Você pode fazer meia receita também se preferir.
 
Um beijo!
 

2 comentários:

Ju disse...

HUmmm que deliciaaa Cá!!!! Vamps fazer qq dia na chacara?? a Lu vai amar!!!! e eu tb!!! rsrsrsr

caixinha de sonhos e pensamentos disse...

Vamos sim..todos vão se deliciar! ahahahaha

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...